domingo, 13 de fevereiro de 2011

PRIMITIVO DI MANDURIA DOC 2007

O Primitivo di Manduria é um vinho da região da Puglia, que fica no Sul da Italia, exatamente no salto da bota.


É um vinho varietal da uva Primitivo, a mesma que na California é chamada de Zinfandel, o vinho que degustei foi produzido pela Masseria Trajone, uma vinicola que engarrafa várias denominações do Sul da Italia, não se trata de um produtor de renome internacional, mas comercializa vinhos de excelente relação qualidade - preço, com bastante tipicidade e fáceis de ser apreciados.

Considero a Masseria Trajone um excelente produtor de vinhos "didáticos" ou seja, vinhos que refletem fielmente a tipicidade daquela denominação, oferecendo ao enófilo a oportunidade de conhecer determinadas regiões e seus produtos sem ter que gastar fortunas e correr o risco de não apreciar o resultado.

A cor do vinho é um interessante granada com reflexos rubi, a profundidade da tonalidade reflete a passagem em barrique e a relativa juventude do vinho.

No nariz aparecem as notas de frutas bastante maduras, algo de terra molhada que é bastante típico dos vinhos italianos que tiveram passagem em madeira.

Na boca se mostra de corpo médio, boa estrutura, com taninos sedosos, macios, quase suaves; a acidez é baixa, pois a Puglia é uma região extremamente quente, na época de maturação das uvas, no fim do verão, a insolação é de muitas horas / dia, o que torna o vinho mais alcoólico e menos ácido, naturalmente, de berço.

É um vinho que lembra muito os do Novo Mundo, poderia ter um pouco mais de "nerbo", uma veia ácida mais característica, mais "européia" e menos comportada.

Assim como está, tenho certeza, agrada muitos paladares, sem ser excessivamente gastronômico, na verdade a sensação na boca é que se trate de um vinho meio - seco.
Para acompanhar escolhi uma maminha assada que foi algo de muito agradável.

O Primitivo de Manduria da Masseria Trajone safra 2007 é importado pela Vinci (grupo Mistral), e pode ser encontrado em Fortaleza na Opção Distribuidora (3248 3049) por volta de R$ 60,00.

Um comentário: