terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CATTACINI "NEGOCIANTS" À BRASILEIRA

É interessante a iniciativa do LUIZ CATTACINI GELLI, que conta essa matéria, não se trata de um novo produtor de vinho, mas do surgimento de uma nova figura no panorama do vinho brasileiro.

Na prática isso acontece há muito tempo na Europa, vale citar um dos mais famosos, o italiano MARC DE GRAZIA, que, se hoje é proprietário de reconhecidas vinícolas (talvez a mais famosa aqui no Brasil seja a argentina ALTO LAS HORMIGAS), é verdade que começou como agenciador de vinhos piemonteses, junto a vários pequenos produtores de alta gama, os quais, por ser pequenos e de limitada produção, não tinham "musculatura comercial" para enfrentar o mercado internacional.
Aí MARC DE GRAZIA assumiu as operações comerciais desses produtores e fez o nome e a fortuna deles (e dele) pelo mundo afora.

Parece que o CATTACINI está querendo ir além e criar uma marca própria que reúna produtos de alta qualidade, no molde dos "negociants" à francesa.

Isso é sem dúvida um sinal de que o vinho brasileiro, em geral, caminha em franca evolução, não somente na qualidade, cada dia mais reconhecida, mas também na linguagem comercial.
Siga no link da VINHOCULTURA a matéria completa.

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