domingo, 27 de fevereiro de 2011

Visita a Coop Vinícola Aurora

Na semana passada estava na Serra Gaúcha e não pode deixar de visitar o maior produtor de vinho do Brasil, que é também a maior cooperativa vinícola das Américas, a Cooperativa Vinícola Aurora.
A Aurora fica bem no centro de Bento Gonçalves, ocupa dois quarteirões e, uma vez dentro dela, se tem a impressão que seja muito maior do que aparenta vista do lado de fora.
Estávamos bem no meio da vendima, e os caminhões carregados chegavam sem parar dos vinhedos dos milhares de famílias associadas que entregam todo ano sua produção para Aurora.

Os vinhos tintos são fermentados em grandes tanques de cimento revestidos de epoxi, como os da foto abaixo.


Já os brancos são fermentados num andar mais embaixo, em ambiente com temperatura controlada, em tinas de aço inox (foto abaixo).




A produção da Aurora ainda é, em sua maioria , de vinhos de mesa, o volume de vinhos finos, embora muito grande, representa apenas o 15% de sua produção anual, os tintos são maturados em barricas de carvalho de tipo americano como as da foto abaixo.


A visita prossegue pelos corredores da vinícola que parecem um verdadeiro labirinto subterrâneo, através de tanques de aço inox para armazenamento e estabilização dos vinhos depois da fermentação, como na foto abaixo; esses tanques diferem dos da foto acima pela ausência das cintas de refrigeração, que somente são utilizadas durante a fermentação.





Por outro lado os vinhos de mesa são armazenado em gigantescas pipas de madeira, geralmente araucária, antes do engarrafamento.


Não posso deixar de mencionar, e homenagear, a simpática moça que nos acompanhou em toda visita, trajada no tradicional costume da Serra Gaúcha, muito competente e atenciosa.


A seguir mais fotos da vinícola, a visita termina no salão de degustação, onde nos foram servidos alguns dos vinhos da Aurora, destaque pelo Pequenas Partilhas Carmenere, um bom tinto elaborado em quantidade limitada, o Millesime Cabernet Sauvignon, do qual gostei bastante e o Espumante Rosé Moscatel com Merlot Suave, que achei muito intrigante, o sabor suave levemente ácido da Moscatel ganhou um pouco mais de complexidade e fruta com a adição de Merlot, vale a pena provar.

Preciso porém fazer uma pequena crítica, a degustação nos foi servida em pequenas taças de plástico, acho isso um tremendo gol contra, tenho certeza que a percepção do profissionalismo da Aurora, bem como a idéia de qualidade como um todo, que o visitante teria, seria bem diferente se fossem utilizadas taças de vidro, o mundo do vinho como um todo agradeceria e o conceito da vinícola com certeza seria bem mais elevado.  

Acima o interior de uma pipa, primeira sala de degustação da Aurora, na década de 1960.


Fonte do vinho.

Corredor das bandeiras, onde são representados todos os países onde a Aurora exporta ou já exportou seus vinhos.


A atual área de degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário